Bancos de dados são usados para armazenar e manipular dados. Para entender o que é um banco de dados, é importante primeiro entender o que são dados. Simplificando, são informações que podem ser vinculadas a qualquer objeto. Eles podem assumir muitas formas diferentes: números, bytes, imagens e arquivos de texto, etc.
Assim, um banco de dados é uma coleção organizada de dados estruturados . Geralmente armazenado eletronicamente em um computador, ele permite fácil acesso, gerenciamento, manipulação e atualização de dados. Bancos de dados simplificam o gerenciamento de dados. Em outras palavras, um banco de dados é um lugar onde dados são armazenados. Pode ser comparado a uma biblioteca, onde os dados agiriam como livros.
Um exemplo disso é uma agenda telefônica. Ela usa um banco de dados para armazenar dados sobre pessoas, números de telefone e outras informações de contato.
Normalmente, um banco de dados é controlado por um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Os dados, o SGBD e os aplicativos associados formam um “sistema de banco de dados” que é frequentemente abreviado para “banco de dados”.
Nos tipos mais comuns de bancos de dados, os dados são organizados em linhas e colunas em uma série de tabelas. Esse formato facilita o processamento dos dados e a formulação de consultas. Na maioria dos bancos de dados, as consultas são realizadas em SQL (Structured Query Language).
Quais são os diferentes tipos de bancos de dados?
Existe uma grande variedade de bancos de dados. Um dos mais comuns é o banco de dados relacional , predominante desde a década de 1980. Nele, os dados são organizados na forma de um conjunto de tabelas com colunas e corredores. Em banco de dados orientados a objetos, os dados são representados na forma de objetos. Em bancos de dados distribuídos, dois ou mais arquivos localizados em diferentes sites são reunidos e o banco de dados pode ser armazenado em vários computadores distribuídos em diferentes locais físicos.
Um banco de dados NoSQL ou não relacional permite o armazenamento e a manipulação de dados não estruturados. Esse tipo de banco de dados está ganhando popularidade com o surgimento de aplicativos da web.
Esses são apenas alguns exemplos, pois há muitos tipos diferentes de bancos de dados. Também podemos mencionar data warehouses , bancos de dados OLTP ou até mesmo bancos de dados em nuvem.
Algumas categorias de bancos de dados são projetadas especificamente para uso em ciência, finanças ou outros setores. Desenvolvimentos e avanços tecnológicos, como a nuvem ou automação, também estão dando origem a novos tipos de bancos de dados.
Um banco de dados consiste em cinco componentes principais : hardware, software, dados, procedimento e linguagem de acesso ao banco de dados.
O hardware consiste em dispositivos eletrônicos como computadores e sistemas de armazenamento. A parte de software é um conjunto de programas usados para gerenciar e controlar o banco de dados.
Inclui o software de banco de dados , o sistema operacional, o software de rede para compartilhamento de dados e os aplicativos que acessam os dados.
Dados são as informações brutas que são armazenadas no banco de dados. Podem estar em uma variedade de formatos, como texto, imagens ou vídeo.
O procedimento é um conjunto de regras e instruções para usar o Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD). Finalmente, a linguagem de acesso ao banco de dados é usada para acessar os dados, inserir novos dados, atualizar dados existentes ou recuperá-los por meio de consultas.
O que é um SGBD?
Um SGBD é um conjunto de programas que permite aos usuários acessar banco de dados, manipular dados, gerar relatórios e representar dados. Este sistema também ajuda a controlar o acesso ao banco de dados. É a interface entre o banco de dados e os usuários finais ou programas . Também permite monitoramento de desempenho, backup, restauração ou configuração de banco de dados. Entre os exemplos mais populares estão MySQL, Microsoft Access, Microsoft SQL Server, Oracle Database, FileMaker Pro ou dBase.
O que é SQL?
Linguagem de Consulta Estruturada (SQL) é uma linguagem de programação usada por todos os bancos de dados relacionais para consultar, manipular e controlar o acesso aos dados. Inicialmente desenvolvida pela IBM na década de 1970, essa linguagem ainda é a mais amplamente usada hoje. No entanto, existem alternativas.
Esperamos que este guia tenha lhe ajudado. Até a próxima!
0 Comentários