A indústria de tecnologia de computadores é parecida com a indústria de restaurantes: ambos os negócios têm uma frente (front) e uma parte de trás (back). A parte da frente é voltada para a direção do cliente, enquanto a parte de trás é onde é feito todo o trabalho técnico — seja cortando cebolas ou criando código.
Muitos desenvolvedores começam suas carreiras escolhendo uma área de foco: front-end ou back-end. Se você é um aspirante a desenvolvedor, entender as diferenças entre front-end e back-end pode ajudá-lo a escolher um foco para sua carreira.
Front-end vs back-end: Principais diferenças
O front-end de um site ou aplicativo se refere a tudo o que o usuário pode ver. Os desenvolvedores front-end geralmente trabalham diretamente com o cliente para criar elementos visuais e interativos que possibilitam juntos formar uma experiência esteticamente agradável.
Em contraste, os desenvolvedores de back-end trabalham nas partes de um site ou aplicativo que os usuários não podem ver. Eles operam nos bastidores, garantindo que servidores e bancos de dados funcionem de forma suave e rápida. A interação de front-end só funciona porque um servidor, aplicativo ou banco de dados escrito em código fornece as informações que o visitante busca.
O que os desenvolvedores front-end fazem?
No front end, os desenvolvedores são responsáveis por interagir com clientes e gerentes de projeto que têm uma visão para seu site — ou pelo menos uma ideia do que gostariam. Seu trabalho é usar sua experiência e treinamento para fornecer soluções para seus problemas digitais. Isso geralmente inclui algumas das seguintes tarefas diárias:
- Interagindo com clientes. Antes de desenvolver qualquer coisa, o desenvolvedor front-end deve saber o que o cliente busca para o projeto. É crucial praticar ouvir atentamente e fazer as perguntas certas para que o primeiro rascunho não seja tempo perdido.
- Criando um design visual para o site. Para projetos maiores, os desenvolvedores front-end trabalharão com um designer digital responsável por criar um design gráfico para o site. Outras vezes, é papel do desenvolvedor escolher esquemas de cores, fontes, layout, alinhamento, posicionamento de fotos, botões, formulários e todas as outras peças que compõem a aparência de um site.
- Verificando problemas. Os desenvolvedores front-end também devem estar prontos para testar sites e resolver bugs que impedem que elementos funcionem como pretendido. O processo de teste pode incluir a verificação da função de sistemas de gerenciamento de conteúdo ou ferramentas de personalização.
Linguagens front-end
Algumas das linguagens de script, programação e marcação mais comumente usadas no desenvolvimento front-end incluem:
HTML
Abreviação de Hypertext Markup Language, HTML é a tecnologia que cria uma estrutura para exibir sites em navegadores da web como Firefox, Chrome etc. Ela contém texto, imagens e hipertexto. Ela permite a navegação de página para página enquanto fornece uma plataforma amigável para formatação de documentos.
CCS
Abreviação de Cascading Style Sheets, CCS é a linguagem que permite aos desenvolvedores personalizar a aparência de um site. CSS pode incluir as fontes usadas para o texto, os esquemas de cores e a organização do texto.
JavaScript
Sites não são documentos estáticos, e JavaScript é a linguagem de programação de computador que permite elementos e efeitos interativos em uma página. Se um cliente quiser uma imagem animada, mídia incorporada ou outro conteúdo ativo, você precisará aprender essa habilidade crítica.
Estruturas front-end
Felizmente, os desenvolvedores front-end não terão que começar do zero em todos os projetos — especialmente se aprenderem frameworks JavaScript. Um framework é uma biblioteca de código pré-escrita e ajuda com tarefas comuns e aspectos visuais básicos encontrados em muitos sites. Esses frameworks incluem, entre outros:
- React JS
- Ember.js
- Sass
- AngularJS
- jQuery
- Flutter
- Semantic-UI
- Foundation
- Backbone.js
O que os desenvolvedores back-end fazem?
O desenvolvedor back-end tem a responsabilidade de planejar, programar, testar e manter a estrutura de códigos que faz a interface entre um site, o servidor e o banco de dados. Sua atuação é fundamental para garantir a eficiência e a segurança do sistema.
Como o back-end tem funções completamente diferentes, os desenvolvedores de back-end devem usar ferramentas diferentes para atingir os objetivos do cliente. Como resultado, as tarefas do trabalho de desenvolvimento de back-end podem parecer muito diferentes das de um desenvolvedor de front-end:
- Garantir a funcionalidade. Como o backend contém codificação que permite que o site funcione por meio de algoritmos e lógica desenvolvidos, os desenvolvedores neste lado são responsáveis por tudo operar como deveria. Isso inclui bancos de dados, API, lógica de aplicativo principal e outros processos.
- Simplificar o processo. Como o backend contém codificação que permite que o site funcione por meio de algoritmos e lógica desenvolvidos, os desenvolvedores neste lado são responsáveis por tudo operar como deveria. Isso inclui bancos de dados, API, lógica de aplicativo principal e outros processos.
- Trabalhar em equipe. Embora os desenvolvedores de back-end nem sempre trabalhem diretamente com os clientes, eles frequentemente trabalham como parte de uma equipe de outros desenvolvedores, designers digitais e gerentes de projeto. Pessoas introvertidas atraídas pela tecnologia da computação também precisam praticar habilidades no local de trabalho, como colaboração, aceitação de críticas e delegação de tarefas.
Linguagens back-end
As linguagens usadas para o backend dependerão do que você está interessado em construir. Por exemplo, criar um servidor requer ferramentas diferentes do desenvolvimento de aplicativos móveis. Essas ferramentas podem incluir:
- PHP
- C++
- Rubi
- Python
- JavaScript
- Java
Estruturas de back-end
Assim como com o front-end, também há frameworks que os desenvolvedores de back-end podem aprender para agilizar tarefas. Frameworks populares para o back-end incluem:
- Django
- Rails
- Spring
- Laravel
Você também pode ter ouvido falar do Node.js, que é uma plataforma de código aberto que não é nem uma linguagem nem um framework. Ele é usado para deixar diferentes aplicativos trabalharem juntos para um objetivo complexo.
Como se tornar um desenvolvedor
Seja qual for sua escolha no debate de desenvolvimento front-end vs. back-end (ou ambos), você sempre terá uma oportunidade de aprender novas habilidades para melhorar o desempenho e a aparência de seus projetos. A tecnologia da computação é uma indústria em constante evolução, com novos programas e habilidades constantemente entrando no mercado. Se esse campo lhe interessa, considere-se um aprendiz ao longo da vida.
Comece a desenvolver suas habilidades de desenvolvedor hoje adquirindo o Pacote Full Stack Master
Certificações e cursos online podem ajudar você a se manter competitivo e atualizado na área. Você pode aprender desenvolvimento front-end ou back-end com líderes do setor em tecnologia adquirindo o Pacote Full Stack Master.
0 Comentários